Maravilhas da Bahia

Vamos viajar hoje pelo estado da Bahia que é o maior estado nordestino e traz uma das belezas mais exuberantes desse Brasilzão. A capital é a cidade de Salvador, primeira capital do Brasil. A população local é bem miscigenada, composta pelo índio, europeu e africano. O estado possui o maior número de negros e mulatos do país e a cultura africana exerce grande influência na música, na culinária e na religião.

9571193597_68293248f3_o

PORTO SEGURO:

Porto Seguro é um destino com inúmeras belezas naturais para conhecer e traz muita cultura e história do Brasil desde o descobrimento. Com belas praias repletas de barracas, bares e restaurantes, a cidade fica no extremo sul da Bahia, a 700 quilômetros da capital e tem suas atividades econômicas baseadas no turismo, extração vegetal, agricultura, pecuária e pesca.

Nesta cidade o que não faltam são lugares para conhecer. Ela oferece opções de sol e praia, história e cultura, esporte e natureza, festas, agito e badalação. Porto Seguro ainda abrange quatro distritos maravilhosos e imperdíveis: Porto Seguro, Caraíva, Arraial d’Ajuda e Trancoso.

Porto Seguro

O Centro Histórico de Porto Seguro fica na Cidade Histórica e é uma opção de passeio histórico que transporta as pessoas para os mais antigos registros sobre o nosso país. Lá é possível, através da contemplação do casario remanescente, voltar ao período do Descobrimento, quando Pedro Álvares Cabral desembarcou em terras tupiniquins.

Pra quem gosta de história vale a pena conhecer o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal junto com as caravelas da frota de Cabral; as igrejas de Nossa Senhora da Pena, Nossa Senhora da Misericórdia e de São Benedito, que foi construída pelos jesuítas e que ao lado guarda as ruínas da primeira escola jesuíta do Brasil; além da Casa da Câmara e a Cadeia que abriga o Museu de Porto Seguro.

Na cidade há pontos turísticos marcantes, como o Mercado Municipal, ideal para quem busca produtos regionais frescos e comidas típicas; a passarela do Descobrimento, conhecida como passarela do Álcool, onde a partir das 18h00 instala-se no local uma feirinha de artesanato muito famosa; a Ilha dos Aquários, uma fantástica área verde composta por mangues e que oferece ao visitante uma experiência única com uma atmosfera de mistério e magia.

Para quem gosta de praia e agitação, Porto Seguro é o lugar ideal. A cidade possui praias belíssimas como, a praia de Itacimirim, praia de Taperapuan e praia do Mutá. Existem ainda alguns complexos de lazer famosos por seus shows e eventos que se localizam na praia de Taperapuan, são eles: Tôa Tôa e Axé Moi.

Caraíva

Esse distrito fica localizado no extremo sul de Porto Seguro e é ideal para quem curte praias mais isoladas e menos agitação. A praia de Caraíva e a praia da Barra oferecem privacidade quase total, há poucos restaurantes à beira-mar, mas são suficientes para garantir uma boa água de coco, cerveja gelada e um pouco de paz. É um visual deslumbrante que não pode passar em branco na sua viagem a Porto Seguro.

Arraial d’ Ajuda

Esse é dos lugares mais charmosos da cidade e possui uma natureza exuberante, lá descontração e sofisticação são alguns dos elementos que convivem harmonicamente. As praias da Pitinga e do Mucugê trazem um mix de águas claras, areia branca e grandes falésias.

Por conta dessa beleza impressionante, Arraial é palco de diversos casamentos realizados à beira-mar. O local também tem um centro histórico belíssimo, onde fica a igreja de Nossa Senhora d’ Ajuda, acompanhado de um mirante que apresenta um visual inacreditável do litoral norte.

Trancoso

Localizado em uma vila pequena, charmosa e preservada, Trancoso foi fundada no início da colonização portuguesa pelos Jesuítas como aldeamento indígena para catequização dos índios com o nome de São João dos Índios, mas deixou de ser uma vila rústica para se tornar a rota do turismo.

O Quadrado é um lugar imperdível para conhecer em Trancoso, é uma praça bem no centro do vilarejo, repleta de casinhas coloridas, onde ainda moram alguns nativos em uma pequena parte delas, em outras partes estão lojinhas de artesanato local, restaurantes de alta gastronomia e pousadas.

Todo o charme desse vilarejo é cercado por praias belíssimas, como a praia dos Nativos, a praia dos Coqueiros, a praia do Espelho e a praia de Itapororoca, que são verdadeiros paraísos tropicais, com piscinas naturais na maré baixa e formação de corais.

Onde se hospedar:

A cidade possui inúmeras opções de hospedagem que vão de resorts mais caros até pousadas baratinhas. A rede hoteleira fica bem próxima ao centro e você não vai encontrar dificuldade para se hospedar, a não ser que vá no mês de outubro, quando empresas de viagens de formatura fecham boa parte dos hotéis para os formandos.

Como se locomover:

Se você estiver hospedado na rede hoteleira próxima a praia de Taperapuan, o deslocamento até o centro pode ser feito de ônibus ou táxi, pois a distância é muito pequena. Para conhecer Porto Seguro de ponta a ponta, a melhor opção é um carro, as distâncias são grandes, por exemplo, do centro até Trancoso são quase duas horas de viagem. Além disso, o carro te da mais liberdade para conhecer o que quiser e ficar nos lugares o tempo que desejar.

Onde comer:

Em Porto Seguro existem restaurantes para todos os gostos, que vão desde a culinária típica com moqueca e tapioca, até a culinária internacional. Há opções vegetarianas bacanas e que a gente recomenda por lá, como o Canto da Duca, que fica em Caraíva e o Point Açai, que fica no centro de Porto Seguro e oferece opções de refeições veganas e vegetarianas.

SANTA CRUZ CABRÁLIA:

Santa Cruz Cabrália é vizinha de Porto Seguro, fica a 23 km de distância. Uma cidade mais tranquila que Porto e pode ser apresentada como o local onde história e natureza caminham juntas.

A parte alta da cidade apresenta construções antigas, dos séculos XVII e XVIII que dividem a atenção de quem passa com paisagens exuberantes descortinadas. Outras atrações do lugar são as praias.

A praia mais famosa fica no litoral sul, a praia de Coroa Vermelha, onde foi celebrada a primeira missa no Brasil, em 26 de abril de 1500. O entorno do local de águas calmas, cristalinas e protegido por recifes, abriga hoje grande número de residências, hotéis, pousadas, comércio de artesanato, e as mais variadas mercadorias demandadas por uma povoação de não índios e de índios Pataxó.

Há outras praias no litoral sul de Cabrália com características diferentes que valem a pena conhecer, como praia dos Lençóis, praia de Mutá e praia de Mutari. O litoral norte também traz praias belíssimas na Vila de Santo Antônio, Vila do Guaiu e Vila de Santo André, onde a seleção da Alemanha ficou hospedada durante a Copa do Mundo de 2014.

Para quem está a fim de conhecer outro lado de Cabrália e pagar um pouco mais por isso, há uma opção de passeio pelo rio João de Tiba com duração de cerca de seis horas. O passeio inclui almoço, visita a Ilha do Doce, parada nas praias da Vila de Santo André, inúmeros doces típicos e o famoso banho de lama. Este passeio custa R$ 120.

Onde se hospedar:

A cidade possui ótimas pousadas e é uma ótima opção para quem deseja ficar em Coroa Vermelha, mas a nossa dica é se hospedar em Porto Seguro, onde há mais opções de hotéis, restaurantes, diversão e o acesso para regiões próximas do sul da Bahia, como a própria Santa Cruz de Cabrália, é mais fácil.

Onde comer:

Não muito diferente de Porto Seguro, em Cabrália encontramos restaurantes para variados gostos, que privilegiam a culinária típica, mas oferecem inúmeras opções para quem não aprecia o sabor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s