Bate e volta em Salesópolis/SP

DSC02319

Salesópolis é uma pequena cidade, que abriga a Estação Biológica de Boracéia, com 96 ha e localizada em área de proteção de mananciais.

A cidade faz parte de 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo e tem como principal ponto turístico a Nascente do Rio Tietê.
Uma boa dica para quem mora em São Paulo e quer conhecer lugares diferentes na região do litoral.

COMO IR:

Distância São Paulo/SP – Salesópolis/SP: 100 km

Saindo de São Paulo, seguimos pela Rodovia Ayrton Senna (SP-070), estrada super sinalizada e tranquila. Em Mogi das Cruzes seguimos pela Rodovia Alfredo Rolim de Moura (SP-088), que requer um pouco de atenção, até a chegada em Salesópolis.

DICAS DE HOTÉIS:

O próprio site da cidade oferece sugestões para estadia e restaurantes! Aqui, você encontra cerca de 10 lugares que Salesópolis indica:  http://salesopolis.sp.gov.br/site3/index.php?option=com_content&view=article&id=130&Itemid=469

ATRATIVOS VISITADOS

  • BARRAGEM DE PONTE NOVA E RADAR METEOROLÓGICO

Barragem Ponte Nova (1)

Um dos reservatórios de água do Sistema Produtor do Alto Tietê – SPAAT: conhecemos a formação de uma barragem e como ela funciona. Local maravilhoso para caminhadas. É nessa área, de segurança nacional, que localiza-se o radar meteorológico, cujo objetivo é prever chuvas com até 5 horas de antecedência, num raio de 200 km².

A vista do alto do radar vale a pena conferir!

(Este passeio só pode ser realizado mediante agendamento)

  • PARQUE DAS NASCENTES DO TIETÊ

Parque das Nascentes (3)

Local tombado pelo Patrimônio Histórico. Conhecemos as nascentes do Tietê, rio que nasce no reverso da Serra do Mar e corre contra o mar, cortando o Estado de São Paulo todo. Conhecido como Rio dos Bandeirantes, ele foi e é muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado e País.

Dá muita dó quando vemos a nascente e lembramos do nosso pobre Tietê, mas isto é bom, pois nos ajuda a refletir mais sobre o meio ambiente.

No Parque, também é possível realizar trilhas e observações de cobras, insetos e pássaros. A natureza que habita esse lugar é muito rica!

  •  MUSEU DA ENERGIA – USINA PARQUE SALESÓPOLIS

Museu da Energia (5).jpg

É um muito simples, porém muito interessante. Lá conhecemos uma usina hidrelétrica do começo do século XX, através de trilha na mata conhecer a vegetação da região e observar uma bela estrutura.

  • CACHOEIRA DO “CASARÃO” – TRILHA MATA ATLÂNTICA

senzala (1)

O nome se dá pelo casarão construído no início do século XX, época do café. O local pertencia ao Vale do Paraíba. Tem opção de trilha no meio da vegetação da Mata Atlântica, e ainda banhar-se na cachoeira, microclima, fauna e flora do local, aspectos históricos  e geográficos. Ideal para a família!!!

  • SENZALA

senzala (2).jpg

Construção de “pau a pique” e “taipa de pilão”. Na realidade não era uma senzala. Serviu por muito tempo, como ponto de parada dos comerciantes que, vindos da Capital e Vale do Paraíba, percorria a rota, conhecida como Rota do Sal, para a comercialização de produtos, dentre esses a compra e venda de escravos, servindo também como ponto do “pouso”.

Hoje o local guarda sua história, pois os proprietários procuram manter, dentro de suas possibilidades, a estrutura original. A visita é focado na histórica, aspectos sociais, culturais e econômicos, relevo, jesuítas, índios e negros;

  • CINTURÃO VERDE

Cinturão verde.jpg

Área produtora de horti-fruti-fungi-flori-granjeiros que abastece os maiores centros populacionais do Brasil – São Paulo (Ceagesp), Rio de Janeiro e Curitiba. O cinturão verde compreende os Municípios de Suzano (parte), Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.

  • CITY TOUR

Barragem Ponte Nova (2)

Visitamos o centro histórico, onde conhecemos a história da cidade e a majestosa Igreja Matriz de São José. A cidade é bem simples e muito agradável!

  •  ESTRADA DA PETROBRÁS

Estrada da Petrobrás - Salesópolis-SP (10).JPG

Excelente para os amantes de trilhas off-road, ciclistas e aventureiros. Nós curtimos muito!!

A estrada liga Salesópolis a Caraguatatuba, são 68 KM com muitas cachoeiras, neblina, mirantes e rochas. Apesar da aventura é estrada é boazinha. Fizemos o percurso em pouco mais de 2 horas, devido a quantidade de coisas legais que encontramos no meio do caminho e quisemos parar para conferir!

Quase ficamos sem gasolina por descuido, então fica a dica, tanque cheio sempre!

ONDE COMER:

Infelizmente não encontramos nenhuma opção vegetariana na cidade, então realizamos nossas refeições no Restaurante do Dunga (Self-Service e À La Carte) onde tivermos um bom atendimento do próprio “anão”. Localizado na Rua São José 479 – Centro.

O QUE LEVAR:

1. Repelentes

2. Protetor Solar

3. Câmera fotográfica

4. Roupas de Banho, Bonés e Toalhas extras para os passeios

5. Se for dormir, leve uma roupa de frio, o clima da Mata Atlântica deixa o lugar bem friozinho.

DICAS IMPORTANTES:

É um passeio para Sábado e/ ou Domingo e principalmente para toda a família, pois o custo é baixissímo!

Para quem é amante de motos, a região atrai várias tribos e grupos de motoqueiros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s