Serra da Mantiqueira

socorro.JPG

Socorro está localizada junto à Serra da Mantiqueira e graças ao seu alto potencial hidrográfico é considerada Estância Turística desde 1978 sendo uma das principais cidades do Circuito das Águas Paulistas.

A cidade é reconhecida pelas suas águas medicinais, pela prática de esportes de aventura (bóia-cross, caminhada, cannoing, etc.) e também como capital paulista das malhas, concentrando aproximadamente 400 malharias.

A região oferece opções de turismo para todos os gostos: aventura, compras, ecológico, rural, histórico, águas minerais e por ai vai.

COMO IR:

Distância São Paulo/SP – Socorro/SP: 133 km

Partindo de São Paulo, seguimos pela Rod. Fernão Dias (SP-010), que requer atenção devido ao alto volume de caminhões. Em Bragança Paulista seguimos pela Rod. Pedro Asteroni Marigliani (SP-008) até a chegada em Socorro.

O site da cidade oferece essa pequena tabela, apresentando uma média de tempo e quilometragem de algumas cidades até o destino final, Socorro.

  • Campinas : distância –  110 km – tempo: 01h45
  • São Paulo: distância –   132 km-  tempo: 02h00
  • Sorocaba: distância –   190 km –  tempo: 02h40
  • Santos : distância –  200 km –  tempo: 03h30
  • Ribeirão Preto: distância – 265 km  –  tempo: 03h45

 

Viajando – Pedra Bela

Durante o trajeto, quase chegando em Socorro, resolvemos fazer um desvio de 15Km para visitar uma cidadezinha chamada Pedra Bela. Com aproximadamente 6000 habitantes, Pedra Bela é sinônimo de calma e tranqüilidade.

Demos uma rápida passeada pela cidade e seus arredores e observamos diversas plaquetas indicando cachoeiras e riachos. Como não tínhamos muito tempo disponível, resolvemos conferir um dos principais pontos turísticos da cidade: a Pedra do Santuário.

Lá está localizada a maior tirolesa do Brasil com aproximadamente 2km de extensão (será que conseguiremos um dia?). Subimos um belo lance de escadas e no caminho encontramos diversos pássaros e alguns calangos.

Chegamos ao cume da pedra e encontramos uma Igreja, que guarda uma bela história (Santuário de N. S. Aparecida). O dia estava aberto e todo o cansaço foi compensado pela vista única e inesquecível da região. Descemos as escadarias da Pedra do Santuário com uma gostosa sensação de que valeu a pena, e seguimos rumo à Socorro.

DICAS DE HOTÉIS

Você pode acessar o site da cidade, que indica alguns bons lugares para se hospedar ou através do site de hotéis que indicamos, o Booking.com.

Site de Socorro: http://socorro.tur.br/hoteis/

Booking: http://www.booking.com

ATRATIVOS VISITADOS

  •  City Tour

A cidade de Socorro-SP está repleta de casarões no estilo neoclássico, em ótima conservação. Preserva também alguns casarões em estilo colonial e palacetes no estilo eclético.

O Museu da cidade é uma ótima opção para se apreciar a arquitetura e conhecer mais a respeito da história de Socorro.
A Igreja N. S. Do Perpétuo Socorro, localizada na Praça da Matriz, é de uma beleza singular.

A praça, é um point noturno da cidade contendo alguns bares e lanchonetes, além de atelies com várias opções de compras.

  •  Mirante do Cristo

O Mirante do Cristo, localizado próximo ao Portal Lyons, é outro local que vale a pena visitar. O mirante está posicionado em um dos pontos mais altos da cidade e nos permite uma visão panorâmica belíssima. A surpresa do passeio foi por conta de um bando de tucanos que cruzaram os céus durante a nossa permanência no local, nos rendendo boas recordações.

  • Gruta do Anjo

A Gruta do Anjo é uma gruta artificial, resultado da extração de minerais. Com a desativação da mineração formou-se uma piscina natural de água mineral, onde é muito fácil observar o fundo devido a sua água cristalina.

Lá, fizemos o passeios de pedalinho, com duração aproximada de 15 minutos. Para chegar ao local, siga em direção à Munhoz/ Corredor Turístico até o Bairro do Rancho Alegre.

  • Parque dos Sonhos

O grande momento de nosso passeio, foi a visita ao Parque dos Sonhos. O Parque dos Sonhos situa-se entre duas cidades: Socorro e Bueno Brandão.

Lá pudemos fazer uma deliciosa caminhada até o pico da Pedra Grande, ponto inicial de uma tirolesa de 1km. Na descida, fomos margeando o rio, onde apreciamos belas cachoeiras dentre elas a cachoeira dos Sonhos que dá nome ao Parque.

A trilha é interpretativa e bem estruturada. Ao final do passeio, fizemos uma bela refeição no restaurando do Parque (que também oferece hospedagem) onde então tomamos conhecimento da diversidade de passeios de aventura que o local oferece.

Excelente infra-instrutura, vale super a pena a visita!

ONDE COMER:

Infelizmente não encontramos nenhuma opção vegetariana na cidade, então realizamos nossas refeições no Restaurante Marchetti & Cia (Self-Service e À La Carte) onde tivermos um bom atendimento. Localizado na R: Treze de Maio, n. 43.

Mais dicas de restaurante, o site da cidade de Socorro oferece aqui: http://socorro.tur.br/alimentacao/

O QUE LEVAR:

1. Repelentes

2. Protetor Solar

3. Câmera fotográfica

4. Roupas de Banho, Bonés e Toalhas extras para os passeios

5. Uma boa dose de adrenalina, para realização dos esportes de aventura!

DICAS IMPORTANTES:

Reserve, no mínimo, um final de semana para visitar Socorro pois a variedade de passeios é grande!

Socorro faz divisa com várias cidades bem legais, assim que visitarmos estes locais, compartilharemos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s