De volta ao passado | Paraty – RJ

Paraty - Passeio de Escuna (10)
Paraty, vista do mar

Paraty, é uma cidade colonial, considerada Patrimônio Histórico Nacional e preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. Passear pelo Centro Histórico de Paraty é como passear por um livro de história, onde caminhar em suas ruas de pedras e levemente alagadas é muita agradável.  A proibição do tráfego de automóveis no Centro contribui para que esta viagem pelo “Túnel do tempo” seja ainda mais interessante.

COMO IR

Distância São Paulo/SP – Paraty/RJ: 300 km

Partindo de São Paulo, seguimos pela Rodovia Dutra (SP-070), que requer muita atenção devido ao alto volume de caminhões e ônibus. Em Taubaté seguimos via Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), pois a Estrada de Cunha/SP não apresentava boas condições.

Fizemos uma paradinha em São Luis do Paraitinga/SP. A cidade está em estado de reconstrução e em breve voltará ao seu charme, mas mesmo assim conseguimos belas imagens, como a da serra abaixo.

6019853489_f4c99a719b_b(1)
São Luís do Paraitinga, SP

Continuamos nosso destino pela Rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), na sinuosa Serra de Ubatuba, até entrarmos na Rio-Santos (BR101), uma encantadora rodovia, que tem como paisagem lindas praias.

Depois de 4 horas de viagem, finalmente chegamos a Paraty, logo de cara, ficamos apaixonados pela cidade.

Paraty - City Tour (20)
Passear à pé pelas ruas de Paraty é uma verdadeira viagem no tempo.

DICAS DE HOTÉIS

Você pode acessar o site da cidade, que indica alguns bons lugares para se hospedar ou então sites de hotéis, como Booking.

VIAJANDO

O nosso city tour rendeu boas fotos e depois de tantos passeios, o final da tarde e a noite foram momentos para curtir o Centro Histórico.

Repleta de atrações, a cidade conta com vários bares, restaurantes e tabernas. Para os amantes de música e da boemia, a diversão é garantida.
A Baía de Paraty, possui muitas praias e ilhas, algumas ainda selvagens, e é lá que se encontra o ponto de partida dos diversos passeios de escuna.

As águas de Paraty são bem claras e calmas, com muitos peixes e tartarugas marinhas. Excelentes para a prática de mergulho.O passeio de escuna,  é uma opção irrecusável para tomar um banho de mar e mergulhar. É um passeio que agrada a todos!

Paraty - Passeio de Escuna (14).JPG
…além de render ótimas fotos!

O passeio de escuna que escolhemos durou o dia todo. Havia opção de almoço e fizemos uma parada para mergulho e contemplação da natureza. A água cristalina permite visualizar toda a fauna e flora desse belíssimo ecossistema. Alguns barcos possuem música ao vivo, vale a pena se informar dos detalhes quando fechar o passeio.

Paraty - Passeio de Escuna (19)
Galera relaxando nas águas de Paraty

O nosso último passeio foi em Trindade, uma vila muito próxima de Paraty e que no passado foi habitada e frequentada por piratas. A Vila de Trindade possui praias maravilhosas, com formações rochosas que impressionam qualquer visitante.

Trindade - RJ (2).jpg
Ruma à Trindade!

O final de semana chegava ao fim e no retorno para São Paulo fizemos uma breve pausa em Ubatuba, onde almoçamos no restaurante Prama, um dos melhores restaurantes veganos do Brasil. Infelizmente este restaurante encerrou as atividades. (atualizado em 2016).

6020490002_ee7abdb1be_b
Restaurante Prama, em Ubatuba (encerrou atividades)

O retorno foi pelo mesmo trajeto, fizemos um passeio bem rápido, mas a cidade deixou um gostinho de quero mais e com certeza voltaremos!

ATRATIVOS VISITADOS

Em 3 dias (sexta, sábado e domingo), aproveitamos os seguintes passeios:

-City Tour no Centro Histórico, visitando a pé igrejas, museus, lojinhas e curtindo a noite pelas ruas de Paraty. Veja algumas fotos que fizemos desta bela cidade.

-Passeio de Escuna
, com duração de um dia explorando as belas paisagens da orla de Paraty. Veja algumas fotos que fizemos do passeio:

-Vila de Trindade e praias, foi uma parada rápida apenas para fotos, mas retornaremos para poder reportar os atrativos dessa região com detalhes. Veja algumas fotos que fizemos do passeio:

ONDE COMER

Se você é vegano ou vegetariano como nós, a dica é o Restaurante Grão da Terra, localizado na
Avenida Roberto Silveira, 328 , loja 9. Opções com peixe, carne e bebidas, não faltam pela cidade e nas ilhas da região.

Vale a pena lembrar que os passeios de escuna, oferecem almoço, porém aconselhamos uma bate-papo na hora de fechar o passeio para verificar se há opções para vegetarianos.

O QUE LEVAR

1. Repelentes
2. Protetor Solar
3. Remédio de enjoo como precaução, para os passeios de barco e escuna.
4. Câmera fotográfica e/ou aquática
5. Roupas de Banho, Bonés e Toalhas extras para os passeios

DICAS IMPORTANTES

Fique atento à agenda cultural da cidade, que é repleta de atrações. Os hotéis e pousadas costumam ficar lotados e com altos preços em algumas datas, como na semana em que ocorre a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty).

A cidade também oferece passeios ecológicos bem legais. Reserve mais um dia para eles e curta bastante!

Se você curte algo mais radical, a Riders Moto Experience, tem um tour exclusivo para os aventureiros de 2 rodas.