Pantanal e Bonito

Bonito é uma cidade localizada no Mato Grosso do Sul, famosa por suas riquezas naturais, com paisagens secretas e deslumbrantes.

Além da natureza, Bonito também proporciona tradicionais eventos e festivais culturais, além de ótima gastronomia e deliciosos passeios.

BONITO E PANTANAL SUL:

COMO CHEGAR

A distância São Paulo/SP à Bonito/MS é 1.170 km. Existem diversas opções de transporte para Bonito, partindo de São Paulo. São elas: avião, ônibus e carro.

Você pode também ir de moto, a Riders Moto Experience, tem um tour exclusivo para os aventureiros de 2 rodas.

6585250501_2b0c52d7c2_o

Optamos por ir em nosso carro e saímos de São Paulo pela Rodovia Castello Branco (SP-280), super sinalizada, segura e com muitos pedágios.  Em Ourinhos seguimos via Rodovia Raposo Tavares (SP-270), também em boas condições mas como não conhecíamos as estradas do Mato Grosso do Sul e já estávamos cansados, resolvemos fazer uma parada em Presidente Prudente, após 7 horas de viagem.

Para pesquisa de hotéis em Presidente Prudente/SP, acesse o Booking.

Acordamos bem cedo e seguimos rumo ao nosso destino. No caminho nos encantamos com a ponte sobre o Rio Paraná, um dos mais imponentes do percurso e localizado na divisa do Estado, entre as cidades de Presidente Epitácio/SP e Bataguassú/MS.

Percorremos até o trevo de Nova Alvorada pela BR-267, uma rodovia em boas condições mas que requer muita atenção devida a quantidade de animais na pista. Continuamos em direção a Rio Brilhante, Maracajú, Guia Lopes da Laguna, sem nenhum problema e finalmente chegamos em Bonito após mais 8 horas de estrada.

Optamos por ir de carro para conhecer a paisagem e a estrada, mas sinceramente não encontramos grandes surpresas além de pastos e plantações.

#NossaDica: vá de Avião até Campo Grande e alugue um carro!

SUGESTÃO DE HOSPEGAGEM

No site da Secretaria de Turismo de Bonito há algumas opções de hospedagem, além de excelentes dicas de roteiros e agências de turismo.

Como estávamos com o budget apertado, resolvemos partir para uma opção mais econômica e ficamos no Bonito Hostel, onde tivemos um ótimo atendimento e uma troca cultural muito grande pois conhecemos pessoas de diversos países e pudemos praticar um pouco o portunhol e o inglês. Ficamos em um modesto quarto de casal com ar-condicionado (boa escolha, pois lá é muito quente!) e banheiro interno. Além disso, o Hostel oferece diversas opções de passeio que saem de lá mesmo e está localizado há 10 minutos do Projeto Jibóia e a 2km do centrinho da cidade.

ATRATIVOS VISITADOS

Em Bonito, você pode fazer os passeio através das agências de turismo ou então fechar diretamente nos locais. Apesar de contarmos com os passeios oferecidos pelo nosso hostel, depois de uma breve pesquisa optamos pela Agência Sucuri, pois recebemos um bom atendimento via web e boa assessoria no local. A Agência Sucuri também oferece serviços de hospedagem e está mais próxima do centro da cidade, uma ótima escolha para quem não está de carro e está procurando uma opção econômica.

Ficamos quatro dias maravilhosos em Bonito e aproveitamos muito. Conheça alguns dos passeios que fizemos:

TRILHA ECOLÓGICA NA ESTÂNCIA MIMOSA

A Estância Mimosa é uma linda fazenda localizada na área rural de Bonito e possui diversos atrativos como trilhas, visitas a cachoeiras com banhos em piscinas naturais, observação de pássaros e passeios à cavalo. Fizemos o passeio de trilha com o guia André com duração aproximada de 3 horas e ao final um belo almoço.

O local tem uma flora e fauna muito ricas, com plantas, pássaros e filhotes de jacaré. Achamos muito bom!

• FLUTUAÇÃO NO RIO SUCURI

Este passeio fica à 17 Km do centro da cidade de Bonito-MS, com um acesso fácil e todo suporte incluso no passeio (mascara, snorkel e neoprene).

Ao chegar na fazenda, fomos recebidos por um lindo Tucano e um Teiú, uma  espécie de réptil da região.

Na sequência partimos para a  nossa primeira flutuação em Bonito, sentimos muita emoção e achamos impressionante a vegetação em baixo d’água, um verdadeiro aquário natural.

Depois de remar e flutuar por 2 horas, finalizamos o dia com um chá bem quentinho e um bom bate papo com os funcionários da fazenda e um divertido grupo de irmãos de São Pedro/SP.

• GRUTA DO LAGO AZUL
6585152887_7e9a9f8e4e_o
Gruta do Lago Azul em Bonito, MS

Após uma descida de quase 100 metros por escadas irregulares, nos deparamos com um maravilhoso Lago de águas intensamente azuladas.

Com suas formações geológicas incríveis, por todos os lados, a gruta é repletas de espeleotemas de várias formas e tamanhos, simplesmente impactante!

Nosso passeio foi conduzido pelo guia Gaúcho e durou cerca de 1h30. É um pouco puxado e em alguns momentos causa frio na barriga, mas vale a pena!

• BALNEÁRIO MUNICIPAL DO RIO FORMOSO

Com muitos peixes e águas cristalinas do Rio Formoso, o Balneário Municipal é uma excelente opção para toda a família.

Fica apenas 6 km de Bonito, não precisa de guias e dispõe de quadra de vôlei de areia, campo de futebol de areia e lanchonetes.

Ficamos apenas 2 horas, mas foi o suficiente para levar uma boa impressão do local.

• PASSEIO DE BOTE NO RIO FORMOSO

O jovem guia Vitor, nos fez dar boas risadas neste passeio radical.

Em 2 horas, apreciamos lindas paisagens, macacos-pregos muitos travessos, Mutuns de penacho e principalmente cachoeiras que nos divertiram muito durante todo o percurso. Ah! Vimos também o ninho da Sucuri que habita a região e nos deparamos com um lindo tucano.

6585136147_6079c72e9e_o

O passeio ainda contou com uma bela paradinha, para nos refrescamos nas águas cristalinas do Rio Formoso, localizado a 11Km de Bonito.

• RECANTO ECOLÓGICO RIO DA PRATA

Sem dúvida, um dos mais encantadores passeios que fizemos.

O passeio tem todos equipamentos inclusos e  inicia-se com uma agradável caminhada pela mata do Rio da Prata, através de uma trilha de 40 minutos, guiada pelo Marco Aurélio. Pelo caminho,  encontramos inúmeras árvores centenárias, orquídeas e bromélias, além de muitos pássaros.

A trilha termina na nascente do rio Olho D’Água, uma imensa piscina natural de águas cristalinas onde a quantidade de peixes é muito impressionante!

6585157927_795b2dec67_o

Encontramos no Rio da Prata, dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas como piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal.

O passeio durou 2 horas e fechou com chave de ouro em um almoço pantaneiro com os irmãos Giovani e Felipe, na incrível sede da Fazenda, em Jardim/MS.

•  BURACO DAS ARARAS

A contemplação da dolina é feita a partir de dois mirantes, instalados na beira do abismo. Fizemos o passeio com a guia Olivia, onde nos deparamos com várias araras retornando para seus ninhos.

Depois de caminhar por toda a extensão do Buraco das Araras, paramos para tomar um gelado Tereré com o “Seu Modesto”, a figura mais simpática que conhecemos na região.  Foram horas e horas de contos e causos com direito a uma sinfônia no Berrante.

Na volta a Bonito, ainda encontramos na estradas, várias seriemas, tatus, corujas, tucanos e outras lindas aves.

6585180431_ea39d86a20_o

• RIO DO PEIXE

Apesar da seca na região o Rio do Peixe é lindo, a fazenda conta com várias cachoeiras e piscinas naturais. Passamos o dia todo na fazenda e ainda brincamos com um quarteto de araras.

6585243677_94b80f74ba_o

A Fazenda serve um belo almoço e oferece um redário enorme, onde depois de boas pratadas, tiramos uma boa soneca.

O passeio foi conduzido pelo Guia Panda e por dois lindos e simpáticos cachorrinhos Chiuauas.

•  FAZENDA SAN FRANCISCO

Ao chegarmos na Fazenda, em Miranda/MS, fomos recepcionados pelos guias Didi e Armando, dois caras muito gente boa e atenciosos, que já foram nos conduzindo a um delicioso café da manhã.

Enquanto aguardávamos a formação do grupo para o Safari Fotográfico, ficamos admirando as lindas araras azuis, papagaios e gigantes emas que circulavam pela sede da fazenda.

Ao iniciar o passeio, ficamos encantados com a quantidade de animais silvestres que cruzaram nosso caminho, capivaras, veados, emas, infinitas quantidades de pássaros, lagartos, ariranhas e a estrela do dia , o jacaré do pantanal.

6585266377_ba85d3b268_o

Após o farto almoço pantaneiro, o dia ainda teve uma pescaria de piranhas na chalana da fazenda, onde pudemos alimentar gaviões e uma grande quantidade de jacarés.

O passeio durou o dia inteiro e nos agradou muito! Ficamos com muita vontade de ficar hospedado na fazenda, porém não havia mais vagas, uma pena!

Gostou? Então faça suas malas!

ONDE COMER:

Se você é Vegano ou Vegetariano como a gente, a nossa dica é o Restaurante da Vovó, localizado na
Rua Senador Felinto Müller, 566.  Apesar de não um restaurante Veg, a cozinha oferece um bom buffet de salada e opções com batatas, mandiocas e grãos, além de um suco maravilhoso de Tamarindo, tudo isto com ótimo atendimento do Poeta Valetim e preço justo (Self-Service no almoço e jantar).

Para os apreciadores de carnes e afins, a cidade oferece várias opções de pratos com carnes exóticas.

Para quem quer se divertir e conhecer novas pessoas, visite o Taboa Bar. Em alta ou baixa temporada, o Taboa está sempre lotado. É o point bonitense, com música ao vivo, onde é vendida a cachaça Taboa, produzida em Bonito. Para quem curte é uma boa opção noturna.

Para mais opções, o site da cidade de Bonito oferece algumas dicas de restaurantes por lá! Conheça: http://www.portalbonito.com.br/guia-cidade/gastronomia

*Vale a pena lembrar que em alguns passeios o almoço é incluso.

O QUE LEVAR:

1. Repelentes, embora seja proibido em alguns passeios para não poluir os rios, uma boa dica é tomar complexo B, pois ele agirá como repelente natural.

2. Protetor solar

3. Tênis e papetes para trilhas mistas

4. Câmera aquática

5. Roupas de banho, bonés e toalhas extras para os passeios

DICAS IMPORTANTES:

Evite beber a água de Bonito, pois as águas são ricas em cálcio e magnésio. Opte sempre por água mineral e refrigerantes, se for tomar suco, acompanhe o preparo e certifique-se que estão usando água mineral, várias pessoas do nosso grupo tiveram problemas (vomito e diarreia).

Homens, façam a barba! Pois as máscaras de mergulho perdem aderência e seu passeio na flutuação pode ser prejudicado.